Terra de Gigantes - Land of Giants - Parte 1
Terra de Gigantes foi mais uma das criações de Irwin Allen, famoso por várias séries de grande sucesso na televisão como Viagem ao Fundo do Mar, Túnel do Tempo, Perdidos no Espaço e filmes como Inferno na Torre. A história desta série lembra também muitas outras séries e filmes como As Viagens de Gulliver (Gulliver´s Travels) e A Ilha dos Birutas (Gilligan´s Island - 1964-1967).
Para realizar mais esta série Irwin gastou na época a quantia de aproximadamente 250.000 dólares por episódio, uma quantia exorbitante nunca utilizada numa série até então, que grande parte foram empregados em diversos e enormes cenários, objetos imensos, nave espacial e uso de muitos outros artifícios para causar o efeito visual desejado.
Alguns objetos deve ter custado uma fortuna, como por exemplo a criação de uma gigantesca mão que abraça alguns personagens quando capturados.Além do custo, esta série também exigiu atores em perfeitas condições físicas, usando dubles somente para determinadas cenas consideradas muito arriscadas e perigosas.
Muitas cenas exigiram dos atores grande esforço, além de enfrentarem um ou outro perigo relativamente pequenos e arranhões, pois tinham de subir usando ou descer utilizando enormes fios de telefones, transpor grandes objetos e coisas similares.
O único membro desta aventura, Fitzhug (Kurt Kazznar) é provavelmente o que mais sofria pois era o mais gordinho e mais velho dos "pequeninos" (como eles chamados os humanos pelos gigantes) desta série, talvez por isso poucas cenas são vistas ele subindo em cordas ou escalando grandes objetos, assim como existem algumas entrevistas suas dizendo detestar ter feito este seriado e ter ficado contendte ao vê-lo encerrado. Muita gente afirma que ele só aceitou fazer o papel por causa do dinheiro.
Terra de Gigantes foi apresentada originalmente pela rede ABC, nos Estados Unidos, de 22 de setembro de 1968 até 22 de março de 1970, num total de 51 episódios de aproximadamente 60 minutos cada, em duas temporadas.
A série inicia num aeroporto onde um grupo de passageiros embarcam na nave comercial "Spindrift" de Nova Iorque para Londres por volta do ano de 1983. Nessa época (segundo a série) os aviões já haviam sido substituídas por naves com propulsão atômica capaz de voar a uma incrível velocidade e em imensas alturas chegando a atingir a esfera sub-orbital da Terra.
Na tripulação desta nave estão o capitão Steve Burton (Gary Conway), piloto da nave e também com o passar dos capítulos e dos acontecimentos passa a liderar e assumir as responsabilidades de todos os outros, muitas vezes até entrando em conflito com o seu co-piloto ou então com algum outro passageiro, além de buscar incessantemente uma forma de retornar a sua origem e sobreviver enquanto isso.
O co-piloto é Dan Erickson interpretando por um ator afro-americano Don Marshall, que com o desenvolvimento do espetáculo torna-se um grande amigo e aliado de Steve, ajudando ele e os outros no que for possível.Esta nave tem como auxiliar Betty Hamilton (Heather Young), uma espécie de comissária de bordo daquela época. Mesmo depois que os acontecimentos que começam a ocorrer, sempre coloca-se como amiga de todos e sempre acatando as ordens de seus superiores.
Entre os passageiros encontram-se Valery Scott, protagonizada pela belíssima Denna Lund, que interpreta uma artista em decadência que está indo a Londres para tentar conseguir um bom contrato e assim voltar a ser uma grande estrela. Muitas vezes mostra-se intolerante e voluptuosa colocando em perigo a vida de outros, mas com o tempo passa a compreender e ajudar a todos.
Outro passageiro é o engenheiro muito rico Mark Wilson (Don Matherson) que está indo a Londres a negócios. Nos primeiros capítulos mostra-se um sujeito bastante arrogante e intolerante, mas com o decorrer dos acontecimentos passa a ser compreensivo e ajudar os outros no que pode, mas por diversas vezes entra em conflito com as idéias e soluções do capitão Steve.
Barry Lockdridge é um garoto de aproximadamente 7 ou 8 anos e, que não larga o seu cachorro chamado "Chipper". Ele ficou órfão por isso está indo a Londres para ser criado pelo seu parente próximo. Apesar de garoto mostra-se muito corajoso e é praticamente adotado por todos que passam a cuidar dele, especialmente a auxiliar Betty Hamilton, que o trata como filho e até o estranho Fitzhugh torna-se seu grande amigo.
Falando nele, Fitzhugh (Kurt Kazznar), que no início da série aparece como "Comandante Fitzhugh", é na verdade uma figura misteriosa, carrega uma maleta cheia de dinheiro de fonte duvidosa e não explicada. Parece estar indo para Londres em fuga.
É um sujeito medroso, na maioria das vezes covarde, ganancioso, sempre fugindo de suas responsabilidades e também em vários episódios é o responsável por situações que colocam todos em perigo. É incrível que este personagem tem uma personalidade muito parecida com a do Dr. Smith de Perdidos no Espaço, a diferença que desta vez ele não é o responsável pelo desastre que acaba envolvendo a todos numa louca aventura.
Basicamente as aventuras se passam ao redor desses personagens, intercaladas com artistas convidados que fazem papel de vilão ou outro qualquer. Somente um personagem aparece de vez em quando que é a do malvado Inspetor Kobik (Kevin Hagen), um agente de um governo totalitário que tenta de todos os meios capturar os nossos heróis.
Terra de Gigantes - Land of Giants - Parte 2
Terra de Gigantes tem seu início durante a vigem da nave "Spindrift" em direção a Londres, subitamente acontece uma enorme e estranha turbulência fazendo com que a nave fique totalmente sem controle, mas com muita destreza o capitão e seu co-piloto conseguem a muito custo fazer pousar a nave. O pouso é bem sucedido, apesar da nave apresentar grandes avalias, quase sem condições de uso novamente a não ser seja reparado.
Uma vez em terra firme, o capitão Steve e o co-piloto Dan resolvem sair e explorar o terreno em busca de ajuda, já que não conseguem contato através do rádio. É noite de muito nevoeiro e a certa altura encontram um enorme pista. Eles pensam ter encontrado um aeroporto ou algo semelhante quando de repente surge uma luz e um imenso barulho e um gigantesco carro aparece e passa sobre eles.
Sem entender nada e apavorados retornam para junto dos outros, pouco tempo depois a nave é sacudida intensamente como se um terremoto tivesse acontecendo, quando o Capitão, o co-piloto e a auxiliar vêem pela janela frontal da nave um garoto gigantesco, apanha a nave e começa a olhar para dentro dela.
Com muito custo o piloto consegue, mesmo com a nave bastante avariada se desvencilhar do garoto gigante e pousar desastrosamente perto de um parque cheio de árvores. Após o pouso, todos descem para verificar a situação, quando são surpreendidos por um gigantesco gato que os ameaça como se eles fossem um pequeno rato.
Todos entram na nave para se esconder e o gato que passa a dar patadas violentas na nave. O capitão consegue dar uma descarga elétrica fazendo com que o gato vá embora.
Agora muito mais cautelosos diante dessas coisas estranhas, o capitão e a Vallery saem a para explorar a vizinhança quando encontram uma enorme casa e eles entram através de um duto na parede.
Lá chegando eles vêem um gigante trabalhando em seu laboratório, quando são descoberto por ele e acabam sendo capturados. O gigantes prende-os a uma lâmina para iniciar estudos.
Essa parte do espetáculo faz com deduzamos que, de alguma forma, os gigantes já tem conhecimento dos pequenos humanos, pois o gigante captura-os mas não se mostra surpreendido. Até parece que ele estava aguardando-os.
Por sorte o Capitão e Vallery são salvos pelos outros companheiros. A partir daí eles realmente começam a ficar cientes do local onde eles se encontram e que estão perdidos numa terra similar a Terra, porém tudo extremamente enorme, gigantesco em relação a eles. Primeiro eles pensam ter encolhido mas com o passar dos acontecimento percebem que estão mesmo num planeta de gigantes.
A partir desse capítulo inicial, a série passam a mostrar alguns problemas pessoais que vão surgindo e onde a personalidade de cada personagem começa a se delinear. A cada novo capítulo novas aventuras vão surgindo, com participações de vários artistas convidados fazendo papel dos gigantes e também de alguns outros humanos pequenos que aparecerão no decorrer dos episódios.
Terra de Gigantes - Land of Giants - Parte 3
Na série Terra de Gigantes, os humanos no seu dia-a-dia tem de fazer tudo para poderem sobreviver, estão sempre a procura de comida e evitando ser capturados pelos gigantes ou pelos animais domésticos, bem como uma preocupação constante em manter a nave escondida e tentar consertá-lo, pois ele é a única chance de seu retorno a sua origem.
Quando necessitam de alguma peça de reparo sempre se atrevem a entrar na cidade, em alguma oficina onde geralmente encontrava um gigante disposto a agarrá-los, apesar de algumas vezes aparecer algum gigante simpatizante e salvá-los de situações de perigo.
Estranhamento nunca foi mencionado o nome do misterioso planeta, mas muitos gigantes parecem conhecer a Terra, Vênus e Marte como é referido em alguns de seus episódios. Tampouco não é clara a localização exata do tal planeta, mas supõe-se que ele faça parte do nosso sistema solar, mas que por algum motivo não explicado, ou algum truque da natureza, fazendo-o com que ele fique escondido da Terra.
O segundo episódio da série "Ghost Town" por exemplo, já começa a dar amostra da possibilidade do retorno a Terra mediante algum tipo de nave que pudesse voar a grandes altitudes, interagindo assim com uma espécie de fechadura de uma dimensão não muito explicada, mas que parecia agir como uma dobra espacial. Era a primeira vez que é feita uma menção dessa tal "fechadura", onde insinuava-se que ela talvez tenha sido criada e também que era já do conhecimento de alguns dos habitantes desse planeta de gigantes.
Mais tarde no episódio "On a Clear Night You Can See Earth" por exemplo, o capitão Steve Burton afirmava ter visto a Terra, após ter acidentalmente estado diante de um jogo lentes de um óculos de proteção infra-vermelho inventando pelos gigantes, insinuando que apesar dos dois mundos serem realmente diferentes, eles estavam presentes numa espécie de "universo paralelo" um ao lado outro, porém visível somente através do uso de aparelho especiais.
Também postulavam que o planeta gigante estava na mesma órbita da Terra operando como alguma espécie de "dobra do tempo-espacial" que impeliam os objetos adiante ou para trás a cada seis meses. Em vista disso começam a pensar e a estudar uma forma de penetrar nessa "dobra" no momento certo, e assim talvez, retornar a Terra.
Outra analogia que se faz é que como os habitantes desse planeta não possuem naves espaciais tripuladas, explicando assim o não aparecimento de nenhum gigante aqui na Terra. Num outro episódio mostra um casal de velhos que também chega a esse enorme planeta (não se sabe como), mas com a ajuda do capitão e dos outros humanos conseguem escapar das mãos dos gigantes e mencionam uma maneira de retornar, mas nunca foi esclarecido se algum deles regressou ou não a Terra com êxito.
Nesse planeta gigante existe basicamente um continente ou hemisfério que é dominado completamente por um governo autoritário, que tolerava a existência de empresários e homens de negócios, mas não aceitavam qualquer interferência no sentido de efetuar mudanças em sua política (situação muito parecida com muitos países nos anos 60 e 70, incluindo o Brasil que vivia uma ferrenha ditadura).
Como eram os outros continente ninguém sabia, ou quase. O controle do tráfego aéreo impediam viagens além mar, pois nada além dele poderia ser explorado, nem tampouco ir para lá. Os motivos também não são muito explicados. Apesar de um governo autoritário, em vários episódios aparecem dissidentes salvando e prestando ajuda aos seus amigos, inclusive aos humanos ou então trabalhando para desmontar esse tipo de governo.
Para lidar com isso o governo conta com o SID, sigla do Departamento de Investigações Especiais, liderado pelo terrível Inspetor Kobik, que faz de tudo para capturar esses dissidentes e também os humanos, pois muitos cientistas desejam eles para estudo, outros como brinquedos e ainda tinham aqueles querendo tirar lucros em cima deles, utilizando-os num circo por exemplo. O autoritarismo do governo foram mostrados em vários episódios, como uma forma de crítica a esse tipo de governante.
Por incrível que pareça, muitos destes capítulos passaram pelo crivo dos "Censores" no Brasil, mas há de concordar também que poucas pessoas fizessem uma relação entre o governo autoritário e o governo brasileiro. Muitos assistiam mesmo pela aventura e diversão. No episódio "Pay the Piper" Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço, aparece interpretando um tocador de uma espécie de trompete que hipnotizava (como no conto A Flauta Mágica) para atrair o garoto Barry para fora do esconderijo e com isso apanhar todos os humanos.
Havia também muitas cenas cheias de inconsistências como o fato dos humanos conseguirem carregar uma enorme pilha, mas não poderem fugir de uma simples teia de aranha. A outra por exemplo é o fato de todos os gigantes falarem a mesma língua dos humanos, mas a série era tão empolgante e interessante que ninguém se preocupava com esses detalhes, afinal era mesma coisa que fica discutindo como a vovó saia inteirinha da barriga do lobo mau.
A série foi retransmitida para mais de 80 países, incluindo a América Latina e o Brasil, que transmitiu o seriado pela primeira vez em 1969 pela TV Record, aos domingos, mais tarde em 1972 voltou a ser novamente a ser apresentada pela TV Record, às tercas-feiras.
Por volta de 1974 passou a ser exibida pela Rede Globo, e entre 1990 a 1991 passou a ser apresentada novamente pela TV Record e também pela canal a cabo Fox Channel, durante sua inauguração. Em 1992 a Rede Record voltou a exibir no horário das 16,30 horas. Em 1973 a editora EBAL lançou uma História em Quadrinho baseada na série. A mesma história já havia sido publicada nos Estados Unidos pela editora Gold Key.
POSTAGEM EXTRAIDA DO SITE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus MÓVEIS duram mais,
Se Você Montar eles com
profissionais do ramo em
montagem de móveis.
Para isso, você tem
a Montadora de Móveis Destaque.
Ligue Já, Fones:
81 - 9999-8025 - TIM
81 - 9166-8668 - CLARO
81 - 8826-9335 - Oi
81 - 8123-9507 - VIVO
Não se avalia o profissional,
pela rapidez e sim pela qualidade do serviço.
Não se iluda, com preços minusculos,
pois sabe-se que o barato custa caro.
Email:
DestaqueMontadora@hotmail.com
Visite O Blog:
http://montadoradestaque.blogspot.com/
Montador de Móveis em Recife?
Fale Com Bernardo, Referência
e Qualidade Comprovada!!!!
Com mais de 15 Anos de Esperiência
no Ramo de Montagem de Móveis.